São Paulo, 14 de dezembro de 2018

Aço O1


Aço ferramenta O1

O aço O1 é utilizado para ferramentas de corte, especialmente machos, cossinetes, brochas, punções, facas de alto rendimento para cortes de papel, ferramentas para trabalho de madeira. É também indicado para pinos de guia, roletes para laminar roscas, estampos e matrizes em geral, instrumentos de medição como calibres, padrões, réguas e outros.

Composição química

Carbono (C) Manganês (Mn) Cromo (Cr) Tungstênio (W) Vanádio (V)
0,95 1,25 0,50 0,50 0,12

Normas similares

Villares ABNT AISI W Nr.
VND O1 O1 1.2510

Características gerais

O aço O1 é um aço de média liga temperável em óleo e de baixa deformação. Possui alta resistência ao desgaste, aliada a boa tenacidade. No estado recozido tem boa usinabilidade.

Estado de forncimento

Recozido, com dureza máxima de 212HB.

Alívio de tensões

Após usinagem das peças e antes da têmpera, é importante para aquelas com gravuras e perfis, onde a retirada de material tenha sido acima de 30%, fazer um alívio de tensões para minimizar as defrmações que possam ocorrer durante o processo de têmpera. A temperatura de alívio deve ser entre 500 e 600ºC, o aquecimento deve ser lento, bem como o resfriamento dentro do forno até 200ºC.

Têmpera

O aquecimento para têmpera do aço O1 deve ser entre 790 e 820ºC.Recomenda-se pré-aquecer as ferramentas.

Resfriar em

– Óleo apropriado, com agitação e aquecido entre 40 e 70°C.
– Banho de sal fundido, mantido entre 180 e 230ºC.
– Ar calmo.
– Não pode ser temperado a vácuo.

Revenimento

As ferramentas devem ser revenidas imediatamente após a têmpera, tão logo atinjam 60 ºC. Fazer, no mínimo, dois revenimentos e, entre cada revenimento, as peças devem resfriar até a temperatura ambiente. Temperaturas de revenimento devem ser escolhidas, conforme a dureza desejada (curva abaixo). O tempo de cada revenimento deve ser, de no mínimo, 2 horas. Para peças maiores que 70 mm, deve-se calcular o tempo em função de sua dimensão. Considerar 1 hora para cada polegada de espessura.

Curva de revenimento

Eletroerosão

Quando utilizada a eletroerosão em ferramentas tratadas, recomenda-se remover a camada superficial alterada (camada branca) com rebolo de grana fina. Revenir novamente a peça em uma temperatura 50 ºC abaixo do último revenimento realizado.

Aplicações do O1

– Ferramentas de corte;
– Machos;
– Cossinetes
– Brochas;
– Facas para corte de papel;
– Matrizes em geral;

Fonte: Villares

Nota: Todas as informações apresentadas sobre o aço O1 são apenas orientativas. Elas não têm relação com garantias de propriedades específicas.