Aço D2


Usado especialmente em ferramentas que exigem alta resistência à abrasão como: matrizes para estampar e cunhar, roscas, repuxamento, centros para tornos, punções, calibres, e outros.

Composição química

Carbono (C) Silício (Si) Cromo (Cr) Molibdênio (Mo) Vanádio (V)
2,10 0,30 12,00 0,95 0,90


Normas similares

ASTM Villares AISI W Nr. DIN
A 681 Tipo D2 VD2 D2 1.2379 X155CrVMo12 1


Características gerais

O aço AISI D2 possui alta estabilidade dimensional e alta resistência ao desgaste, especialmente em condições abrasivas, porém com tenacidade superior aos outros aços da série D.

Estado de fornecimento

Recozido, com dureza máxima de 250HB.

 Alívio de tensões

O alívio de tensão deve ser realizado após usinagem e antes da têmpera. É necessário realizá-lo em peças com gravuras e perfis, nas quais a retirada de material tenha sido superior a 30%, a fim de minimizar as distorções durante a têmpera. O procedimento de alívio deve envolver aquecimento lento até temperaturas entre 500 e 600ºC e resfriamento em forno até a temperatura de 200ºC. Se aplicado após o trabalho, o alívio de tensões deve ser realizado em uma temperatura 50ºC inferior à temperatura do último revenimento.

Têmpera

O aquecimento para têmpera do aço D2 deve ser entre 1010 e 1030°C.
Recomenda-se pré-aquecer as ferramentas.

Resfriar em

  • Óleo apropriado, com agitação e aquecido entre 40 e 70°C;
  • Banho de sal fundido, mantido entre 500 e 550°C;
  • Ar calmo.

As ferramentas devem ser revenidas imediatamente após a têmpera, tão logo atinjam 60 ºC. Fazer, no mínimo, 2 revenimentos e entre cada revenimento as peças devem resfriar lentamente até a temperatura ambiente. Temperaturas de revenimento devem ser escolhidas, conforme a dureza desejada (curva abaixo). O tempo de cada revenimento deve ser, de no mínimo, 2 horas. Para peças maiores que 70 mm, devemos calcular o tempo em função de sua dimensão. Considerar 1 hora para cada polegada de espessura.

Curva de revenimento


Eletroerosão

Quando utilizada a eletroerosão nos moldes ou matrizes tratados, recomenda-se remover a camada superficial alterada (camada branca) com rebolo de grana fina. Revenir novamente a peça em uma temperatura 50ºC abaixo do último revenimento realizado.

Aplicações do D2

  • Matrizes de estampagem;
  • Matrizes de cunhagem;
  • Matrizes de repuxo;
  • Laminadores de rosca;
  • Centros para tornos;
  • Punções e calibres.

Fonte: Villares

Nota: Todas as informações apresentadas sobre o aço D2 são apenas orientativas. Elas não têm relação com garantias de propriedades específicas.