ARTIGOS

9 de novembro de 2021

Como a Serrametal ajudou uma empresa agrícola a economizar tempo

Como a Serrametal ajudou uma empresa agrícola a economizar tempo
Editoria Serrametal – Esse conteúdo é apenas informativo, pois se trata do universo dos nossos clientes. Nós somos fornecedores de aços especiais.

Toolox em peças que quebram ou empenam

Esse estudo de caso ocorreu em colaboração com duas grandes empresas, uma produziu o equipamento agrícola e a outra utilizou a peça.

Atualmente, peças para arado são fabricadas com aços carbono, desde 1045 até A36.

Entretanto alguns testes para novos materiais são estudados afim de diminuir a troca recorrente, devido principalmente a quebras e deformações. Um fator muito crítico é o terreno onde a peça passará, que pode ter por exemplo, muitas pedras causando a quebra do equipamento.

Em peças para arado, como o subsolador, existe uma grande solicitação mecânica de compressão. A Haste deve suportar a resistência da terra quando é colocada contra o caminho onde será plantada a muda.

No Brasil, temos diferentes tipos de solos, alguns com menor resistência e outros com grande resistência. A abrasão também é um fator que pode interferir diretamente na vida útil da peça.

Com isso, novos estudos sempre são realizados para aumentar vida útil das peças e, com isso, tentar diminuir os custos de produção. Para tal, as peças que fazem parte do conjunto do sulcador devem apresentar características como:

  • Dureza – para resistir ao desgaste abrasivo;
  • Limite de escoamento alto – Para resistir a compressão, uma vez que a força do trator leva o equipamento todo contra diversos tipos de solos;
  • Tenacidade – Em peças que são usadas no solo, uma das situações encontradas são as pedras, que pode quebrar a peça. Logo, materiais com maior tenacidade são preferíveis, aumentando significativamente a vida útil, e fornecendo maior segurança em sua utilização.

Assim, além de novas tecnologias em tratamentos, geometrias e formas de fabricar peças para tratores, o aço também deve mudar, para que seja possível aumentar a produção e diminuir significativamente os gastos.

Materiais e propriedades

Material Anterior: Hardox 450 – Fabricado pela usina SSAB

Material Sugerido: Toolox 33  – Fabricado pela usina SSAB ( com tratamento superficial – Nitretação)

Propriedades Relevantes:

  • Tenacidade;
  • Dureza;
  • Resistência ao desgaste.

Justificativa:

Devido a sua grande tenacidade, ou seja, grande resistência a trincas e quebras, o Toolox 33, sem tratamento superficial, foi escolhido para o teste.

 

 

Como conclusão, os aços que eram utilizados tiveram a durabilidade de duas semanas, enquanto o Toolox 33 suportou o plantio todo, e ainda pôde ser utilizado para o próximo plantio.

Como a Serrametal ajudou uma empresa agrícola a economizar tempo